sábado, 28 de novembro de 2009

Por que a Irlanda? (parte 1)

Irlanda
E aeee pessoal!

Bom, como faltam menos de quatro meses para minha viagem rumo à Irlanda, decidi começar a postar informações que podem ser úteis para futuros "viajantes".

Minha intenção é mostrar dicas antes, durante e depois da viagem.

Vou iniciar escrevendo (em duas partes) um pouco sobre a minha escolha pela "Ilha Esmeralda":

Parte 1:

Irlanda (em irlandês: Éire; em inglês: Ireland) é a terceira maior ilha da Europa, situada no oceano Atlântico, e é dividida entre a República da Irlanda (oficialmente denominada Irlanda), que ocupa cerca de 85% da ilha, e a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, que responde pelos outros 15%.

O país tem pouco mais de 4 milhões de habitantes, mais ou menos o equivalente à soma das populações de Curitiba e Belo Horizonte.
No último levantamento sobre o
IDH mundial, a Irlanda ficou com a 5º posição, mostrando que o crescimento econômico dos últimos anos elevou a qualidade de vida da população de maneira significativa.

No aspecto cultural, uma série de fatores me chamaram a atenção, a começar pela culinária (nesse ponto, nenhuma novidade...rs).
O país, por (infelizes)
motivos históricos, tem o hábito de utilizar batatas em boa parte das refeições, das mais variadas formas: fritas, assadas, cozidas, etc. Além disso, também é comum o consumo de cogumelos e carne, muuuita carne.

Também gostei bastantes das músicas/bandas irlandesas. Algumas eu já conhecia, mas outras descobri fuçando na Internet e também me agradaram. Abaixo, algumas dicas de bandas:
>> Jump the Gun
>> Mono Band
>> Nomos
>> The Corrs
>> The Cranberries
>> E a mais famosa delas, o U2.

Por tudo que pesquisei antes de optar pela Irlanda, percebi que o povo de lá parece relativamente próximo ao nosso em diversos aspectos, como a hospitalidade e o prazer em sair com os amigos para beber e jogar conversa fora.

Mudando de assunto, para o clima, apesar de frio e chuva constantes serem problema para muitas pessoas, não vi como algo ruim, pois até me sinto melhor com temperaturas mais baixas.

Finalizando, gostaria que aqueles que têm alguma dúvida sobre intercâmbio, principalmente para a Irlanda, deixem suas questões nos comentários, pois pesquisei muito (muito MESMO) sobre o assunto e, na medida do possível, gostaria de ajudar outras pessoas que pensam em viajar compartilhando as informações que encontrei.

Aproveito para agradecer à diversos sites/blogs que me ajudaram nesse busca por informações:

>> E-dublin (Especialmente esse!)
>> João Inácio
>> Dublinando
>> BrasilEire
>> Diário de Bordo
>> EuroTrip BR
>> Tchê na Irlanda

Até próximo post!

Abraços!



Veja o post Por que a Irlanda? (parte 2)

2 comentários:

  1. Aeeeeeeeeee ... vim retribuir a visita. Mas eu comento, e não é em sala de aula ¬¬º rs

    Brincadeirinha.....

    Vc pesquisou muito mesmo heim...
    Não pretendo viajar pra lá ... pois no momento naum tenho tempo (lê-se dinheiro $$ ) rsrs. Mas quando quiser .. podexa que "email-te".

    Bjoks =***

    ResponderExcluir
  2. Fala Bruno, parabéns pelo blog! Ta ficando bem bacana! Mantenha sempre atualizado pra contar pra gente o que ta acontecendo :)

    abracao

    ResponderExcluir