sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Moradia (Parte 1)

E aeeee galeraaaa!
Blzzzz??

Através de comunidades do Orkut e pelo próprio Blog, conheci bastante gente que está na Irlanda ou está prestes a ir.
Na conversas com o pessoal que está indo, percebi que boa parte das dúvidas está relacionada à questão de moradia: onde ficar? Qual o custo? É fácil alugar? Ficar em casa, apartamento, albergue, barraca, hotel, residência estudantil, casa de família ou outro lugar?

Bom...Vou tentar ajudar o pessoal que está com esse "problema", começando com uma breve descrição dos principais tipos de acomodação:

Residência Estudantil: São residências geralmente vinculadas à escola que a pessoa estuda. Costumam ficar a alguns minutos a pé da escola.
Vantagens: Você provavelmente vai morar com estudantes de diversos países, o que pode ser muito bom para aprender sobre novas culturas, idiomas e costumes, além de economizar com o ônibus...rs
Desvantagens: Talvez o nível de privacidade não seja tão alto. Além disso, "comprar" semanas adicionais pode sair caro.

Albergues: Não trata-se de um pulgueiro (blz...alguns são, rs).
No Brasil, muita gente ainda tem uma visão ruim sobre a palavra Albergue (mesmo sem conhecê-los).
Basicamente, trata-se de um espécie de hotel, com menos luxo e algumas vezes, menos serviços.
Vantagens: Há grandes chances de conhecer viajantes de outros países, uma vez que esse é o público principal desse tipo de acomodação, clima geralmente é alegre e festivo e há muitos albergues com excelente localização.
Desvantagens: Depende muito do albergue em questão, mas normalmente, você dividirá quarto com alguém (que talvez você nem conheça). Portanto, atenção aos documentos e demais pertences. Também é comum que certos serviços, como café da manhã, lockers e roupa de cama, sejam cobrados a parte.

Host Family (Casa de Família): Talvez a opção mais vendida pelas agências...rs. É comum que nas primeiras semanas o estudante fique nesse tipo de acomodação.
Vantagens: Você terá a oportunidade de vivenciar a rotina de moradores de outro país, seus costumes, manias, etc. Além disso, poderá treinar seu inglês (ou outro idioma) com sua nova "família", já que você fará boa parte das refeições com ela (normalmente, incluso no preço).
É comum que você tenha mais privacidade nesse tipo de acomodação.
Desvantagens: O valor normalmente é alto (se comparado ao de outras acomodações) e há sempre o risco de sua relação com a família não ser 100% (óbvio que varia para cada pessoa). Essa relação também poderá definir o nível de "liberdade" que você terá. Isso inclui chegar tarde da balada, fazer barulho, etc.

Alugar uma casa: A Irlanda é um país com bons preços para roupas e alimentação, mas caro no aspecto moradia. Alugar uma casa é uma excelente opção para quem tiver mais gente para dividir o valor.
Vantagens: Você terá mais liberdade (desde que respeite o espaço dos outros, é claro), há a possibilidade de dividir a casa com pessoas de outros países e, dependendo da localização, pode ser bem próxima ao seu local de estudo e/ou trabalho.
Desvantagens: Você pode não se adaptar muito bem aos seus "colegas". Não se esqueça que cozinha, banheiro e tv serão compartilhados...rs

Pessoal, qualquer dúvida sobre os tipos, valores, etc. sobre acomodação, deixem nos comentários.

Mais informações:
** Residência Estudantil e Host Family> Confira com a escola que você estudará.
** Albergues > No Brasil e no Mundo.
** Alugar uma casa > Daft.ie / Gumtree.ie / BrasilForAll

No meu caso, ficarei as 4 primeiras semanas (24/03 a 22/04) em residência estudantil. Nesse período, vou procurando casa para alugar.

No próximo post, mais dicas sobre acomodação, alguns valores e um passo-a-passo de como procurar casas para alugar no Daft.ie.

Abraaaaaçooooos!!

Update [21.02.2010] -> Outra opção interessante para acomodação, são os anúncios feitos em comunidades do Orkut.
Vale a pena dar uma olhada. E vale mais ainda conferir a procedência destes anúncios.
Dica lembrada pelo meu brother Thiago Rocha, que viaja comigo dia 23/03 pra Dublin.


Veja o post Moradia (Parte 2)


2 comentários:

  1. Bom senhor Bruno, vi muitas comunidades no Orkut sobre a Irlanda, e muitas pessoas anunciam moradia, creio que é uma ótima opção!

    att

    ResponderExcluir
  2. Bruno e ae manin?? Olha só, estou em duvidas com relação as escolas...eden college, succes college, grafton college, dorset college...pelo que pesquizei no e-dublin eden e succes college são mais baratas, bem localizadas e otimas no aprendizado...então amigo...da uma dica rsrsr abraços!! (robsonsobral@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir