quinta-feira, 20 de maio de 2010

Visto (parte 2)

Saaaaalve, salve!

Baaaaum, continuando com o processo de obtenção do visto:

Com o extrato do banco, a carta que a escola fornece e seu passaporte em mãos, vá ao escritório de imigração, que fica próximo ao prédio da Heineken, no centro da cidade (o prédio fica numa esquina. De frente para ele, vá para a esquerda).

A primeira dica é: chegue bem cedo! O escritório abre às 8h da manhã, mas a distribuição das senhas para estudantes começa as 9h. No meu caso, cheguei lá as 8h15, para garantir.

Chegando lá, você precisa retirar sua senha. Fique atento para pegar a senha correta, pois há senhas específicas para diferentes tipos de visto (estudante, trabalho, etc.).
Essa parte é relativamente rápida...

Acomode-se e espere, espere e espere! Brincadeira...rs... Esperei "só" 3 horas.
Quando meu número foi chamado, mostrei meu passaporte, carta da escola e extrato. O oficial verificou, digitou algumas coisas e devolver tudo, exceto o passaporte. Em seguida, pediu meu telefone (huuuum...rs) e falou o valor do visto (150 Euros). Disse que iria pagar com meu cartão (cartão da minha conta no banco da Irlanda).
Então ele me entregou o comprovante de pagamento e pediu que eu aguardasse meu nome ser chamado.
Mais uns 40 minutos de espera e ouço um "Briunol Alonzio Hunolratol". Fui até a mesa 1 e pronto, peguei meu GNIB, que é a será a minha (e a sua) identificação pelos próximos 12 meses. (Aleluia...Agora posso deixar meu passaporte em casa...rs).

Resumindo: Sugiro que assim que você tiver todos os documentos necessário para tirar o seu visto, vá ao escritório da imigração, e não faça como eu... Fui no último dia!
Reserve um dia para fazer apenas isso. Vá com paciência e se alimente bem.

Para quem perdeu a parte 1, clique aqui.

Dúvidas, sugestões ou contatos para show, escreva nos comentários, mande e-mail, scrap, tweet ou sinal de fumaça!

Abraaaaaçoss!

PS.: Da mesma maneira que acontece para entrar no país, o processo pode ser ligeiramente diferente para cada pessoa, dependendo do humor do oficial. O Thiago (que viajou para cá comigo...) precisou preencher uma ficha e mostrar o PPSN (veja o que é isso na parte 1 do post). Por isso, na dúvida, trouxemos todos os documentos/cópias que tínhamos.

5 comentários:

  1. e o medo de encrencarem e eu nao conseguir o visto? hahahah

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pode ficar tranquiiiiilaaaaa!
    Com os documentos corretos, não tem com o que se preocupar!
    Só vá com bastaaaaante paciência...rs

    bjss

    ResponderExcluir
  3. bruno, só pra deixar registrado. conversei com várias pessoas antes de tirar meu visto e observei que aquelas que iam de manhã esperavam uma eternidade. fui então meia hora antes de fecharem e, pasme, em 20 minutos saí de lá com meu visto na mão.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Estás apto a trabalhar.

    Boa sorte neste mais que complicado mercado de trabalho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. ta.. e a mulherada e as baladas? uahuahua

    ResponderExcluir