segunda-feira, 28 de junho de 2010

Morando com estrangeiros

E aeeee pooovoooo!

BLz?

(já aviso que o post é looongo....rs)

99,9% dos brasileiros que conheço aqui em Dublin tem intenção de morar com estrangeiros para melhorar o inglês. Porém, boa parte desse pessoal não faz esforço algum para "fugir" dos brazucas. Além disso, preferem economizar 20,25 euros por mês de aluguel morando num lugar + ou - do que procurar um lugar bacana, com gringos (e pior, gastam essa "economia" no Pub).
Vim com o objetivo de melhorar meu inglês, por isso prefiro investir numa moradia onde eu possa praticá-lo.

Quando fechei meu pacote para vir para Dublin, contratei quatro semanas de acomodação, em residência estudantil.
No período em que morei lá, dividia a casa com cerca de 12 brasileiros, além de uma francesa (que trabalha na minha escola). Apesar de ser uma casa grande o bastante para acomodar todo mundo, era praticamente impossível praticar inglês, que, como disse, foi (e é) o principal motivo que me fez viajar pra cá.
Além disso, na hora do almoço e da janta, tinha "fila" para usar o fogão, as panelas, etc...rsrsrs.
Apesar disso, foi interessante, pois a adaptação é mais fácil com brasileiros e também por algumas pessoas que pude conhecer.

Quando estava no final da minha terceira semana, precisava decidir se renovaria ou não minha estadia na casa. Foi nesse momento que intensifiquei minha busca no Daft (veja o post de como usar o Daft).
Assim que comecei a procurar, vi um anúncio interessante:

Quarto: suite com duas camas de casal;
Localização: Chapelizod Road, Dublin 8, em frente ao Phoenix Park;
Moradores: duas alemãs, uma francesa, um espanhola e um maurício.

Como estava procurando junto com o Thiago (se você não o conhece, clique aqui), era uma opção muito boa, pois dividindo o quarto, o aluguel obviamente sairia mais em conta, além do conforto de cada um ter uma cama de casal. Mas, sem dúvida alguma, o principal motivo que nos levou a optar pela mudança, foi o fato de apenas estrangeiros morarem na casa, o que seria excelente para o aperfeiçoamento do nosso inglês.

Mandei um SMS e um e-mail para o dono da casa (um irlandês muuuito gente boa!) e no dia seguinte fomos visitar a casa.
Após a visita e muita conversa, fechamos negócio. Pagamos o depósito e nos dois dias seguintes, fizemos a mudança.

Hoje, 28 de junho, completo meu segundo mês nessa casa e posso afirmar que está sendo uma experiência sensacional!
Quem me conhece sabe que sempre gostei de ler e aprender sobre diferentes povos, culturas, etc. e nada melhor do que a convivência para atingir esses objetivos.

Alguns pontos positivos de morar com gringos:

-> Inglês o dia todo, todo dia. Ao vivo, por telefone, facebook ou e-mail;

-> Algumas palavras em espanhol, francês e alemão;

-> Já experimentei comidas típicas dos países dos meus flatmates, como a Samusa (Ilhas Maurício), a Paella da Espanha (prefiro a da Kaká...rs), etc;

-> Quando eles provaram o "arroz e feijão brasileiro", adoraram!;

-> Tem contatos quando for visitar os países dos flatmates;

Eeeeee, no meu aniversário, semana retrasada, cantamos parabéns em 5 idiomas (depois coloco fotos e vídeos).

Claro que também tive sorte, pois todos da casa são incríveis. Cada um arruma a cozinha após cozinhar, dividimos a coleta do lixo, quando fazemos churrasco ou alguma outra coisa, vamos juntos ao mercado e dividimos a conta, o pessoal está sempre (SEMPRE) de bom-humor, tudo vira piada na casa e por aí vai...

Resumindo: Se você puder, more com estrangeiros. Ponto.

PS.: Vaaaaaaaaaaaaai Brasiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiil !!! Hoje é 4 x 1 no Chile!!

11 comentários:

  1. Que da hora, Bruno!
    Que experiencia fenomenal ter parabens cantado em 5 idiomas! :D
    De fato, morar com ''gringos'' :P eh a melhor maneira de melhorar o idioma!!!
    Beijo grande!
    Hertha.

    ResponderExcluir
  2. "Moradores: duas alemãs, uma francesa, um espanhola E UM MAURÍCIO"

    Melhor parte do post ... hahahahahahaa ... mas é Tiezzi ? Se for Maurício tem que ser Tiezzi ... e tem um "IRMÃO DO MAURÍCIO"? HAhuahuahuahauh...

    ResponderExcluir
  3. ey Galera...

    Assino em baixo, eu que não sei muita coisa de Inglês posso dizer que a experiência é muita válida... afinal... eles estão sempre ajudando a mim que tenho mais dificuldade, e com toda certeza... tem muita coisa que não aprendemos na escola que possamos ouvir diáriamente! Recomendo!

    Abraço... desconsiderem o comentário do Bruno... Quem nunca teve soluço na vida... ai ai!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post!! acompanho seu blog e é muito bacana
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Estou indo a Dublin no final de agosto e tenho acompanhado o seu blog, que tem sido bastante interessante. Parabéns ae!!

    ResponderExcluir
  6. Eu to indo pra dublin com 2 amigos brasileiros, ai por questao de ter mais liberdade eu vou morar com eles apenas. Mas farei o maximo pra arranjar varios amigos de outras nacionalidades, pra sempre praticar o ingles :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Só agora vi teu post. Muito legal a experiência de morar com os gringos. Até procuramos isso no começo, mas os apartamentos que visitamos eram terríveis. O único que nos agradou é o atual, com seis brasileiros. Não praticamos inglês, mas todos os outros aspectos compensam.

    Coincidentemente, meu último post também foi sobre a minha casa. O melhor apartamento da Irlanda. ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Grande garoto, otimo post,
    acho que pra quem ta chegando é essencial mesmo morar com estrangeiro, morar com brasileiro, principalmente se for todo mundo com o mesmo tempo de chegada fica complicado, aquela neura de procurar trabalho,todos perdidos, o esquema é morar com quem ja esta estabilizado por aqui!

    forte abraco

    ResponderExcluir
  9. cara, sou suspeito pra falar. o unico brasileiro com quem morei com o homero, e por 10 meses. Nesses 2 anos e meio que estou aqui só morei com irlandes, 1 vez tinha uma alema, e agora 1 espanhol + uma irlandesa

    é sempre sensacional. queria ter mais variedade de nacionalidades, mas ainda assim é bacana pra conhecer ainda mais da cultura irish

    experiencia unica e recomendada!

    abs

    ResponderExcluir
  10. Eew cara, muito legal seu blog!! Estou chegando ai dia 17/02, e meu maior objetivo eh morar com estrangeiros!! Quem sabe vc n me apresenta alguns heheh

    Abração, e parabens pelo blog!!

    ResponderExcluir