terça-feira, 5 de outubro de 2010

Gastos com supermercado

Faaaaalaaa pooovoo!

Bom, semana passada terminei meu curso (com direito a festinha na sala + discurso + pub =D) e além disso, fiz um bico e fui atrás de emprego fixo. Soma-se a isso o fato de que em 8 dias (uuuuuuuuuuhuuuuuuuull!!!) minha namorada chega, e estou resolvendo algumas coisas em relação à minha nova casa e a viagem que talvez façamos quando ela chegar.
Essas coisas acabaram me deixando um pouco sem tempo para atualizar o blog, mas agora está tudo resolvido!

Como prometido no post anterior, vou tentar passar uma idéia de quanto se gasta com alimentação em Dublin, considerando que você coma sempre em casa.
A primeira coisa importante é: como você provavelmente dividirá a casa (e consequentemente, a geladeira) com várias pessoas, acabará fazendo compras semanais, e não mensais, ao contrário do Brasil. Além disso, você normalmente carregará suas compras na mochila ou sacolas, o que impossibilita comprar muita coisa de uma única vez.

Abaixo, uma lista de preços com itens que comprei semana passada:

-> Pacote de macarrão 500g-> 0,49 (x2) [Tesco]
-> Pacote de arroz 2 kg -> 2,80 [Tesco]
-> Pão de forma -> 0,55 [Tesco]
-> Molho de tomate 500g -> 0,75 (x2) [Tesco]
-> Pacote de cheddar (10 fatias) -> 0,67 [Tesco]
-> Pepsi 2lts -> 1,15 [Tesco]
-> Pacote de nuggets -> 0,67 [Tesco]
-> Pacote de linguiça 750g -> 2,00 [Tesco]
-> Suco (solúvel - faz 4 lts) -> 0,55 [Lidl]
->Pacote de biscoitos "águal e sal" -> 0,37 [Lidl]
-> Pacote de presunto (40 fatias) -> 1,40 [Dunnes]
-> Sorvete 2lts -> 1,45 [Tesco]
-> Salsinha -> 0,74 [Tesco]
-> Leite 2lts -> 1,00 [Lojinha em frente ao Lidl da Parnell...rs]
-> Cookies 200g -> 0,65 (x2) [Tesco]
-> Pacote com pedaços (GRANDES) de frango empanado -> 4,00 [Tesco]
-> Achocolatado 500g -> 1,30 [Tesco]
-> Lata de atum -> 0,55 (x2)]Tesco]

Total: 23,53 Euros

Além do valor acima, há os gastos com frutas/verduras na feira e com itens que não são comprados toda semana, como sal, açúcar, azeite, óleo, sabão em pó e papel higiênico.

Levando todos esses fatores em consideração, posso dizer que 30 euros por semana são suficientes. Lembrando que a lista e o valor são para duas pessoas, pois divido os gastos com supermercado com o Thiago, que mora comigo. Ou seja, 60 euros por mês pra cada um.

Como vocês podem ver, minha lista inclui algumas besteiras, como sorvete e cookies, e ainda assim, não fica com um valor alto.
Na minha opinião, a melhor maneira de economizar é fazer suas compras por "partes". Ao lado de cada item, coloquei o local onde comprei. Algumas vezes, a diferença é pequena, mas acho que qualquer economia é válida. Por isso, deixe a preguiça em casa e ande, compare e procure por ofertas, principalmente no Tesco, Aldi, Lidl e Dunnes.

Ao contrário do Brasil, após fazer suas compras, você não tem milhões de sacolas plásticas à sua disposição. O funcionário no caixa irá perguntar se você quer uma sacola (que é paga). Eu normalmente levo minha mochila ou alguma sacola que já tenho em casa, para economizar.

É obvio que cada pessoa tem hábitos alimentares, orçamentos e costumes diferentes, mas espero que minha lista ajude a dar uma idéia de gastos.
Tenho amigos que acham absurdo eu gastar "só" 60 euros por mês, pois gastam cerca de 100-150. Muitas vezes eles não pesquisam preço ou compram no local mais perto de casa, em lojas de conveniência.

Booooom, esse post contou com a ajuda do já citado (e famoso...rs) Thiago (@mrfernandes_ie).

Qualquer dúvida em relação à preços, compras, mercados ou contato para show, comente aqui no blog, mande e-mail ou sinal de fumaça.

Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaazzzz!

PS.: Pringles a 1,29 no TESCO! AAAAAEEEEE!!

PS_2.: Sim, esses preços são reais. Tenho as notas comigo.

PS_3.: Só mais 8 diaaaaaaaas!

PS_4.: Se você está vindo para Dublin, quando chegar me avise que eu ajudo a conhecer os melhores locais para fazer suas compras e encontrar bons preços!

12 comentários:

  1. Eu quero o contato para shows!! hauahuaha... Capaz! heuheueh... kra estou indo pra Dublin em 18/11 (chego 19/11) até já criei um blog também. Estou de olho no negócio dos valores dos Aps e nos valores de que se gasta com alimentação... No primeiro mês vou ficar no AP da agência de intercâmbio a qual estou indo. Após isso preciso mudar. E assim como você, pretendo gastar pouco com alimentação e até sem os itens besteiras... hehehe... Vou entar dar uma passada sempre aqui no teu blog pegar umas dicas também. Valeu! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. shaushauhsuahs!

    Opa, tá chegando já! Vai estudar onde?
    Depois me passa o link do seu site que eu coloco aqui! =D

    Qualquer dúvida, é só mandar!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Shows?? Do quê??? Acho melhor eu nem saber!!!!!!!!rsrs
    Por um acaso estou chegando lá pra novembro, vc poderia ser guia turístico?? (não, não vou querer o show!!!!)rsrs
    Tá mto útil seu blog, viu???
    BJs

    ResponderExcluir
  4. Só isso??
    Vocês dois comem MUITO poucoo
    o/

    ResponderExcluir
  5. Hehheehe, comer pouco, que nada, é porque o Bruno esqueceu de colocar as latas de feijão, Red Beans por apenas 25 centavos no Lidl, como umas quatro dá para comer a semana toda (não somente isto!).
    Mas se um dia você conhecer o Bruno, você vai ver que este pouco que você esta falando é relativo!
    "O Bruno é magro de ruim!"

    ResponderExcluir
  6. Opa! Demorei, mas voltei! Vou estudar na Abbey College! LI que era boa... não sei... Vc conhece já? Bah, tô viciado em ler... começo a fuçar e vou lendo, lendo e lendo e quando vejo são 4h e eu ainda não fui dormir... lendo!
    Abração e se cuidem por ae!
    Meu endereço: http://brasirlandes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Dae Brunooo, como ta ae??? Só passei aqui para dizer que estou indo para Dublin também e fiz um blog para contar tudo que se passará por lá o blog é:
    http://conexaodublin.blogspot.com/

    Sucesso Bruno.

    ResponderExcluir
  8. Bruno. Tudo bom? Cara, chego dia 21 de fevereiro. Vai estar por ai ainda? Se estiver eu aceito o help para fazer o supermercado, ok?

    grande abraço e parabéns pelo blog que ajuda muito quem ainda nao embarcou

    Mateus

    ResponderExcluir
  9. Bruno, os preços estão ótimos, eu uso só o Tesco fora do centro e dá essa faixa de 60 euros. Só o frango que está muito caro, dá uma olhada no reduced. Já achei ótimos preços espalhados por aí.

    Abraços

    Sávio

    ResponderExcluir
  10. hsuahsuahsauhsua!

    Então Sávio, eu coloquei os preços "normais"... Mas sim, conheço o reduced. Passo lá TODO dia! kkkkkkkkkkkkkk

    De qlq maneira, vlw pela lembrança! =D

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruno! Td bem?
    Meu nome é Vanessa, falo de Brasília e vou morar 3 meses na Espanha. Queria saber se com 650 euros por mes que tipo de vida posso ter na Europa?? Incluindo comida e viagens, apenas! Queria só uma estimativa mesmo pq n faço a menor ideia!!

    Como que está a crise por ai??

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bruno. Meu nome é Ana Paula. Achei seu blog em um site que você avalia a Success College. Você recomenda? Achou que a convivencia com brasileiros atrapalhou seu aprendizado? Qual era seu nível antes e como é agora?
    Estou com uma proposta de intercambio que inclui essa escola e 6 meses de residencia estudantil e o preço está bem baixo...
    Vc acha que compensa? Ou é melhor eu fechar moradia por mais tempo qdo estiver aí?
    Ótimas e muito úteis as dicas de alimentação e custos... Isso me deixa mais tranquila, conseguirei me manter por um bom tempinho, caso demore pra achar emprego...
    Valeu pela ajuda
    Abraços

    ResponderExcluir