sábado, 24 de abril de 2010

Imigração / Chegada



Para a galera que acessa o Blog: Desculpaaaaa!!

Sem mais demora, vamos ao post:

Recebi alguns e-mails com dúvidas sobre o processo de imigração. Quase sempre as perguntas eram:
-> Foi tranquilo?
-> Perguntaram muita coisa?
-> Teve que "mostrar" os 1.000 Euros?

Bom, no meu caso, foi muuuito tranquilo. Assim que cheguei em Dublin (22h daqui), segui direto para pegar minha mala, e o "monstro da imigração", fica no meio desse caminho.
Quando chegou minha vez, entreguei meu passaporte. Aí começou o diálogo (em inglês, claro...rs):

->Veio fazer o que aqui?
-* Estudar.
-> Onde?
-* No Success College, em Dublin 7 (Nesse momento, entreguei a carta de matrícula).
-> Huuum...Ok! Vai ficar onde?
-* Em residência estudantil, por quatro semanas. (E mostrei a carta referente à acomodação).
-> Como vai se manter?
Mostrei o extrato do meu VTM (com mais de 1000 Euros), meus cartões de crédito e disse que tinha dinheiro em espécie, mas ele não quis ver.
-> Vai ficar quanto tempo? Tem a passagem de volta?
-* Vou ficar um ano (E mostrei o o papel com a data de retorno).

Após essa conversa, ele tirou uma foto minha, carimbou meu visto com a data-limite para eu regularizar minha situação como estudante, ou seja, dia 07/05, um mês de prazo.

"Welcome to Ireland"

Claro que as perguntas (e o humor do fiscal...rs) não são sempre as mesmas para todo mundo, mas se você estiver com toda a documentação em ordem, não há com o que se preocupar. Além disso, evite demonstrar nervosismo e falar ou mostrar coisas que não foram solicitadas.

Obviamente, depois que peguei meu passaporte, fiz o caminho até minha mala com um sorriso no rosto...rs
Peguei minha mala e logo em seguida, saí do aeroporto.
Há um ponto de ônibus bem em frente, mas como já era tarde e eu estava cansado por conta da longa viagem, preferi gastar um pouco mais e ir para a acomodação de táxi.
O percurso entre o aeroporto e a casa ficou em €25,00.

--> Não se esqueça que aqui, o motorista fica do lado direito...

No caminho, notei que a organização das ruas é bem diferente do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, temos os nomes em placas bem visíveis, sempre nas extremidades e esquinas das ruas. Aqui, encontrar o nome da rua é um pouco mais complicado, e a seqüência dos números não segue o mesmo padrão que o nosso (pares de um lado e ímpares do outro). Porém, nada que você não se acostume em um ou dois dias caminhando pela cidade.

Quando cheguei na casa, fui muito bem recebido pelo pessoal. Roberto, Pri, Gui, Thiago 1, Thiago 2, Bruno Gouveia, André, Luciano, Bruno Wolf, além do Amauri, responsável pelas acomodações do Success College, que me explicou as regras da casa e me entregou as chaves.

Das pessoas citadas acima, algumas encontraram outras casas e se mudaram poucos dias depois da minha chegada (será que sou tão chato assim?!?! rsrsrs).
O endereço é:
83 Claremont Court, Glasnevin, Dublin 11.

No dia seguinte (quinta-feira), descansei bastante e fui com o Thiago (para quem não lembra, viajou comigo...rs) no mercado (nos próximos posts, falo sobre compras, custos, etc.) para comprar o almoço, a janta e alguma coisa para comermos na sexta.

Na sexta-feira (09/04), fomos ao Social Welfare, mas aí já é assunto do próximo post...rs

Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário